19 de março de 2014

[ESPECIAL] METAL GEAR SOLID V: GROUND ZEROES


O recém lançado METAL GEAR SOLID V: GROUND ZEROES possui apenas alguns dias no mercado, porém já vem fazendo um grande "barulho" em toda comunidade gamer pela internet.
Produzido, dirigido, escrito e projetado por HIDEO KOJIMA (o que é óbvio) o jogo agora possui a tão esperada FOX ENGINE, e com lançamento para XBOX 360, PLAYSTATION 3, XBOX ONE e PLAYSTATION 4.

Os acontecimentos deste novo game da franquia se passam logo após os eventos de METAL GEAR SOLID: PEACE WALKER e serve como uma espécie de abertura para o enredo de METAL GEAR SOLID V: PHANTOM OF PAIN (explicarei mais a frente).

Como os fãs podem reparar o chamado BIG BOSS ou NAKED SNAKE retorna neste game que se passa na década de 70. Ao longo do jogo encontramos alguns personagens do game anterior, PEACE WALKER.
Um fato que os fãs "estranharão" é a não linearidade, como já havia mencionado pelo criador do jogo, agora andamos livremente por um cenário aberto essa estrutura foi inicialmente idealizada para estar em METAL GEAR SOLID 3: SNAKE EATER, porém só veio a ser aplicada anos depois, neste recente jogo.


HISTÓRIA:

Depois de certos eventos de PEACE WALKER envolvendo PAZ onde ela foi considerada morta, soube-se que essa informação estava errada e ela havia sido resgatada. Após saber disso, BIG BOSS sugeriu seu assassinato, pois ela era uma agente de Cipher e tinha informações importantes sobre os Militaires Sans Frontières (MSF). Inconformado com ele, KAZ mencionou outro plano, ele afirmou que PAZ poderia ser uma agente dupla. KAZ também informou que PAZ esta preza e sendo interrogada no ACAMPAMENTO OMEGA, uma instalação de segurança máxima pertencente aos Estados Unidos, no sul de Cuba. Neste mesmo tempo, a ONU estava indo fazer uma vistoria contra armamentos nucleares na MOTHER BASE, o que fez KAZ suspeitar de vazamento de informações sobre a natureza da MSF. Assim BIG BOSS e KAZ concordaram que a melhor coisa a ser feita era um resgate, tanto de PAZ quando de CHICO que estava preso em algum local perto de PAZ. E assim se inicia GROND ZEROES.


O game é muito diferente do que estamos acostumados quando se trata da série METAL GEAR.
Hideo Kojima optou por trazer antes este volume (GROUND ZEROES) como uma abertura do que esta por vir em PHANTOM OF PAIN que é originalmente o METAL GEAR 5.

Muitos se perguntaram após terminar a missão principal, E AGORA?
Eu mesmo fiquei um tempo sem entender o que estava acontecendo. Terminei o jogo em 2 horas, porém esperava alguma das maluquices de KOJIMA, e que o jogo continuasse normalmente, até por que eu fiz questão de jogar este jogo sem ler se quer uma linha para não estragar a surpresa, porém de fato quando o jogo acaba ele acaba mesmo, e apenas deixa nós fãs, malucos pois queremos mais! Como eu disse, este jogo é apenas uma "abertura" de PHANTOM OF PAIN, uma espécie de prólogo e explica os eventos que levarão até a história do game completo.

Mas para quem ficou triste em saber que o jogo é curto, saiba que esta é apenas a missão principal e depois de terminada, abre-se mais 4 missões secundárias e após serem recolhidos todos os patches XOF mais uma missão é desbloqueada, porém cada sistema abre uma diferente:

- Deja Vu (versões PS3/PS4) - Jogada com SOLID SNAKE (METAL GEAR 1)
- Jamais Vu (Xbox 360/Xbox One) - Jogada com RAIDEN (METAL GEAR 2,4 e RISING)


GAMEPLAY:

Como sempre METAL GEAR é um jogo de ação furtiva e em GROUND ZEROES não é diferente, porém este é o primeiro jogo da série a contar com uma estrutura de mundo aberto, mesmo que ainda em pequena escala. O mapa agora não esta presente diretamente na tela, com isso foi introduzido o iDroid que além de poder ser acessado pelo jogo, poderá também ser baixado em dispositivos Android e IOS.

O jogador conta com o apoio de um helicóptero, seja para apoio aéreo ou extração, para isso deve-se estar em um lugar aberto e jogar-se uma granada de fumaça para que o helicóptero saiba onde Snake está.
Além do helicóptero agora temos a possibilidade de pilotar veículos, como carros, caminhões e tanques. Todos podemos encontrar parados no mapa ou mesmo rouba-los, porém é uma forma de os olharem se dirigirem ao jogador, podendo alertar os guardas caso se choque com outro veículo ou até mesmo atropele um guarda.

O andar agora se resume a três posições:

- Em pé, bom para olhar a área e preparar um tiro, porém fácil de ser avistado. Nesta posição podemos correr para um deslocamento mais rápido porém isso faz muito barulho o que chama a atenção dos inimigos.

- Agachado, bom para deslocamento furtivo mesmo perto de guardas, possui baixo ruído, ainda mais quando controlamos com o stick analógico para que Snake ande mais lentamente, é uma ótima tática para ataques surpresa, permite tiros, porém a movimentação fica lenta impossibilitando uma fuga rápida caso seja avistado.

- Deitado, ideal para camuflagem em grama alta e para não ser visto pelos holofotes da base, sua movimentação é extremamente lenta e impossibilita ataque corpo a corpo, mas possibilita tiro. Ao contrário do que nós víamos em MGS: 3 SNAKE EATER, agora a camuflagem não é 100%, isso impossibilita que um guarda chegue a ficar grudado com o jogador e não o avistar.


Os inimigos podem não perceber Snake rastejando lentamente em áreas planas, isso porém em uma distância grande, fora com campo de visão dos guardas. Quando Snake é rapidamente avistado por guardas, torna-se suspeito e um indicador aparecerá, indicando a direção que eles estão localizados, e se tornará mais visível (menos difusa) quando a suspeita se eleva. Se um corpo ou inimigo inconsciente é descoberto por um outro soldado inimigo ou veículo, o modo de alerta é acionado. Quando os guardas estão atentos e procurando Snake, não há mais um medidor na tela ou indicador para mostrar quanto tempo eles vão ficar nesse estado. Em vez disso, os jogadores têm de ouvir conversas de rádio, e observar os movimentos dos guardas para descobrir quando eles se acalmaram. Quando Snake é avistado, o jogo vai desacelerar em uma espécie de slow-motion, permitindo que o jogador atire ou busque um local para fugir. Este recurso pode ser desativado. Os guardas vão sempre direto para última posição conhecida do Snake. Portanto, movimente-se!


Os binóculos pode ser usado para marcar os inimigos, um recurso que permite aos jogadores controlar os movimentos do inimigo no mapa e vê-los através das paredes. O recurso está ativo por padrão, mas pode ser desligado pelos usuários. O binóculo também possui um microfone direcional que possibilita escutar sons e conversas mais distantes. A inteligência artificial dos inimigos tem sido descrita como avançada e "imprevisível", os inimigos cobrem seus caminhos em áreas amplas.

Os gráficos são um ponto altíssimo neste game, mesmo se falarmos das plataformas XBOX 360 e PLAYSTATION 3, o novo motor gráfico FOX ENGINE se faz muito forte tanto nos consoles da geração passada (que para muita gente ainda é a atual) quanto nos da nova geração. Efeitos de luz e sombra contrastam na medida certa para criar toda a atmosfera envolvente que circula toda a base. A chuva está muito real, chega a parecer que Snake passa frio depois de um tempo embaixo dela. Nas missões diurnas, o sol proporciona muita luz e produz sombras muito definidas. Todos os elementos estão lá, poças, gotas, lama, luz, pedras até a água escorrendo no rosto do nosso herói pode ser vista em certas cenas. Ponto positivo!

CONSIDERAÇÕES:

Todos os fãs de METAL GEAR assim como eu devem ter se assustado, como mencionei acima, quando descobriram que o jogo é mesmo extremamente curto, porém ele não é exatamente um jogo completo.
É algo como acontece na franquia GRAN TURISMO que antes do lançamento final, lançam uma espécie de DEMO gigante, no caso do GT5 foi o GRAN TURISMO 5: PROLOGUE e do GT6 foi o GRAN TURISMO 6: ACADEMY.

Seguindo essa linha, METAL GEAR SOLID V: GOUND ZEROES serve de uma iniciação para o que está por vir em METAL GEAR SOLID V: PHANTOM OF PAIN que segundo KOJIMA será cerca de 300 vezes maior em questão de mapa, o qual nos dará muito mais horas de tensão e ação ao lado de BIG BOSS.

Muita gente anda postando vídeos mostrando que terminaram o jogo em 10 minutos, porém isso só é possível depois de se aprender muito bem todos os esquemas e caminhos da base. Eu levei duas horas para fechar a missão principal, porém joguei sem pressa, joguei para aproveitar esta nova fase da franquia que eu sou muito fã.

Realmente não podemos negar que o lançamento de GROUND ZEROES é de fato uma espécie de "máquina de fazer dinheiro" pois acredito eu que, não havia a necessidade de ser lançado um jogo em mídia que contasse apenas o prólogo da história. Nos Estados Unidos, o jogo custa US$ 20,00 na versão digital e US$ 29,99 em mídia física, oque eu acho válido, porém em nosso país, ai o papo é outro.
Nas lojas oficiais encontramos a mídia física por R$ 99,90 já a versão digital encontramos por R$ 89,90 o que é estranho, pois normalmente encontramos esta versão bem mais em conta quando comparada com a versão em disco. Reconheço que o jogo está totalmente legendado em nosso idioma, e que isso é um ponto positivo mas isso não justifica o valor nem deste, e nem de nenhum outro game vendido aqui no Brasil. #QUEVERGONHA!

O jogo de fato é um prato cheio para quem, assim como eu, estava carente de METAL GEAR de verdade, (até porque o RISING não pode nem ser considerado METAL GEAR, rs). Tenho certeza de que os fãs ficarão malucos com o final da missão principal e permanecerá em nosso peito aquela dor gritando, EU QUERO O RESTO DA HISTÓRIA! VEM PHANTOM OF PAIN!!! VEM!

NOTA DO GAME: 8,5


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