27 de janeiro de 2014

Simulador ou Arcade?

Fala galera gamer desse Brasil...
A muito que eu não escrevia uma coluna desse tipo e hoje senti necessidade de escrever sobre um assunto que vejo cada vez mais acontecer, cada vez em maior número e cada vez mais com mais frequência.
Qual é a diferença de um game ARCADE para um SIMULADOR e vice e versa.


Hoje em dia com o crescimento do mercado de games mundo a fora, a quantidade de jogos que são lançados vem aumentando exponencialmente em comparação aos outros anos onde, não tínhamos tantos jogos assim. Com tantos jogos chega a ser complicado e até muito difícil rotular cada um deles pois hoje é muito comum termos em um game diversas características de estilos, ou seja, se pegarmos para exemplificar o game SKYRIM, que é claramente um RPG medieval, temos dentro dele também características de stealth, aventura, luta e assim por diante. Por que estou dizendo isso? Simples, pois hoje existe uma discussão sobre qual game está inserido em qual estilo.


Hoje falarei apenas dos dois mencionados no título do post, ARCADE e SIMULADOR.

Os jogos ARCADES nasceram com os primeiros jogos, por exemplo PONG.
Desde as primeiras gerações de games o estilo fazia-se presente e nunca foi tão forte quanto entre a geração 8 bits até a 32bits. Isso aconteceu por um simples fato, a falta de capacidade de processamento dos aparelhos de rodarem inúmeras características para que pudessem fazer de um game uma simulação.


Porém esses games ARCADES foram criando cada vez mais adeptos na época, primeiro porque não haviam jogos de simulação a não ser no PC, outro motivo muito importante foi o descobrimento do game for fun, (jogos para diversão) jogos como SUPER MONACO GP, TOP GEAR, entre outros ganharam cada vez mais destaque pois eram fáceis e descomplicados e isso atraiu muito o consumidor casual.


Os primeiros simuladores já apareciam nesta época como eu disse ainda exclusivos do PC, porém alguns jogos mais voltados para simulação começaram a aparecer no PLAYSTATION 1, onde o CD, mais a capacidade de processamento do console da Sony mostraram para o mundo o seu GRAN TURISMO e a Sega com o seu DREAMCAST chegou com o SEGA GT.


Dois exemplos clássicos de jogos caseiros no estilo SIMULADOR, onde podíamos comprar um carro, e ao obtermos mais e mais dinheiro, poderíamos melhora-los, fazer o set-up das peças como câmbio, freio, suspensão e assim por diante, exigindo um conhecimento muito mais aprofundado sobre a mecânica do jogo para que pudéssemos fazer tal acerto, o que passou a ser visto como uma coisa chata e complicada de mais para alguns jogadores.

Por outro lado tínhamos jogos onde a proposta era apenas jogar e se divertir, sem complicação, um bom exemplo é RIDGE RACER e NEED FOR SPEED, ACE COMBAT, etc...
Esses games eram muito menos "descomplicados" e traziam a diversão imediata e descomplicada para os jogadores que no caso de um jogo de corrida queriam apenas pegar seu carro e correr.

Posteriormente nos consoles PS2, Sega Saturn, Xbox, PS3, Xbox 360 e outros diversos jogos dentro dessas características foram sendo lançados, porém cada vez mais com o avanço das tecnologias ficou mais difícil para leigos diferenciarem estas características dos games.


Se pegarmos jogos como os arqui-rivais CALL OF DUTY e BATTLEFIELD e perguntarmos qual é SIMULAÇÃO e qual é ARCADE claramente dirão que ambos são simuladores, mas não, ambos são arcades com características de simulação, notaram como as coisas estão mais complicadas?

Outro exemplo, GRID e TEST DRIVE: UNLIMITED.
Ambos jogos são ARCADES, de excelente qualidade diga-se de passagem, pois são como eu mencionei jogos onde a regra é descomplicação e divertimento, porém ambos possuem características de simulação pois podemos trocar as cores dos carros, preparar o motor e tudo mais, mas não chega a ser um SIMULADOR.


Já se pegarmos jogos como FORZA MOTORSPORT e GRAN TURISMO e os atuais FORMULA 1, ai o papo é outro, ambos os jogos tendem a mostrar uma ótima simulação de corridas, seja dentro de pistas oficiais ou não. Os dois games nós encontramos elementos de preparação dos carros, mudança de clima e de horário na pista, personalização e o principal, a construção dos set-ups que variam de pista para pista e das condições climáticas em que estamos correndo, vácuo, alterações de ondulações do terreno interferindo no comportamento do carro, isso é o que chamamos de física realística aplicada no game.


É claro que esses jogos não chegam perto dos programas usados por pilotos e equipes para treinamento mas com o decorrer do tempo eles estão se aproximando mais e mais desses programas. Basta vermos as mudanças que foram implementadas nos últimos games lançados: F1 2013, GT6 e FORZA 5 onde o carro é cada vez mais difícil de ser conduzido por um jogador leigo e sem experiência.

Para finalizar, um constante crescimento a ser observado e já não é de hoje, são os games para plataformas móveis, tais como celulares e tablets. Ontem me deparei com uma pessoa discutindo em qual estilo o game favorito dele entrava, o game era o premiado REAL RACING 3 da Eletronic Arts.
O RR3 como os fãs o chamam é um game de corrida, situado em pistas originais e fechadas, e com carros verdadeiros. O jogo é muito bom, quem tem um celular que rode ele ou um tablet, recomendo.
Bom o caso é que vi pessoas jurando pela mãe que o jogo era sim um SIMULADOR, porém como já expliquei acima, o jogo é para dispositivos móveis, ou seja, por melhor que o dispositivo seja, no momento eles não tem capacidade de processar certas características as quais são imprescindíveis para que um game seja um simulador, a física encontrada na transferência de peso ao se fazer a curva, o desgaste de um pneu ao contato com um asfalto mais ou menos abrasivo, a construção de set-ups entre outras coisas estão ausentes neste game.


Neste e em outros diversos que encontrei fazendo a pesquisa para escrever esta matéria, tanto nos jogos para consoles e dispositivos móveis, todos eu joguei entre ontem e hoje para que eu pudesse lhes trazer a informação correta. Lembrem-se que nenhum estilo é melhor que o outro, apenas são destinados a jogadores com gostos diferentes.

Espero que tenham gostado dessa matéria, e que qualquer correção ou qualquer opinião que vocês queriam dar é sempre muito bem vinda, lembrando sempre de que com respeito tudo fica muito mais legal.

Obrigado pelo seu tempo e bom divertimento!