Alguns de vocês já devem ter percebido que ao tentarmos efetuar uma compra seja na PSN ou LIVE brasileira com nosso cartão de crédito, estamos recebendo notificações de erros e com isso, nossa compra é cancelada.
Isso se deve por conta de uma nova política que vem sendo aplicada com orientação da Associação de Cartões de Crédito e Serviços.
Os bancos decidiram proibir que consumidores façam compras no exterior com cartão de crédito e paguem diretamente em reais, não dólares. A orientação foi dada pela Associação de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e poderá ser seguida ou não pelos bancos.
A conversão dos valores gastos (de dólar para real) no momento da compra acabava sendo uma alternativa para o consumidor brasileiro já saber, naquela hora, quanto pagaria, em vez de esperar vir a fatura do cartão de crédito, com a cotação de quando fora fechada. Isso porque o dólar pode subir depois, e o consumidor acaba pagando mais por suas compras.
Desde o dia 13/09 os bancos confirmaram a adesão à orientação da Abecs o Bradesco, o Santander e o Itaú-Unibanco. A Caixa Econômica Federal disse que ainda está avaliando a recomendação. O Banco do Brasil disse apoiar a iniciativa da Abecs e que está "analisando eventuais medidas que poderão ser tomadas sobre o tema".
De acordo com a entidade, as instituições financeiras vinham registrando muitas reclamações de clientes em relação à cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% sobre os valores pagos – muitos achavam que, se a compra era feita em reais, não deveria haver a incidência do tributo.
"Atualmente, o valor demonstrado ao cliente na hora da compra não contém o IOF obrigatório e sofre, por conta do risco cambial, uma conversão para dólar e uma nova conversão para o real. Essas conversões podem trazer um prejuízo para o cliente, pois em muitas situações o valor final cobrado é maior que o esperado", disse, em nota, o Itaú-Unibanco.
A Abecs afirmou que essa orientação não foi dada em vista da recente valorização do dólar frente ao real.
Sendo assim, até que nossas redes de compras mudem seus planos de transações, estamos impossibilitados de efetuar novas compras.
E para os espertos que acham que vão comprar um conteúdo nas redes americanas, caso seu jogo seja fabricado aqui no BRASIL, saiba que mesmo que ele venha em uma edição idêntica à americana, existem boatos de que um conteúdo comprado na rede americana causa divergência de área, impossibilitando seu funcionamento em um jogo fabricado aqui no Brasil.
Mais uma vez, teremos que aguardar para ver no que da.
Nenhum comentário:
Postar um comentário