31 de dezembro de 2011

Jogue corretamente (SAÚDE)

Hoje em dia é visível o crescimento e a popularidade dos chamados consoles caseiros. Temos hoje jogos e plataformas para agradar a todos os tipos de jogadores, desde os mais casuais até os mais “viciados”.
Muitos pais ainda tem certos preconceitos quando seus filhos querem um game. Já outros acham nos games a solução mais simples para manter seus filhos longe da rua e ao alcance de seus olhos.  Mas o real problema não esta ai, e sim como esses games são encarados na vida de um gamer e como são jogados.

Há quem diz que não é viciado em jogos e que joga cerca de 10 horas por semana no máximo, mas, existem também aqueles jogadores que passam quase a semana toda na frente da TV apenas jogando. Nesse caso o game pode começar a se tornar um certo problema para a vida desse indivíduo. Obesidade, sedentarismo e falta de vida social são algumas causas.
Como muitos de nós sabemos, existem alguns jogos no mercado que exigem mais horas do que outros para jogá-los.
Um exemplo recente é o novo THE ELDER SCROLLS: V SKYRIM, um jogo maravilhoso cheio de oportunidades criativas que mexem com a nossa cabeça e criatividade. Porém é um jogo extenso que necessita horas e horas jogadas. Nesses casos, as jogatinas devem ser dosadas com consciência. Um jogo que deve ser curtido ao máximo como o SKYRIM pode ser muito bem jogado, aos poucos, em vez de se plantar na frente da TV por horas a fio, oque na verdade pode até fazer mal.

Na China, existe uma clinica para tratar de jovens “viciados” em games.  SIM, acredito isso existe e eu mesmo vi na televisão.
Essa clínica trata de jovens com problemas realmente sérios que não são causados apenas pelos games, mas sim pela falta de outras coisas, as quais deveriam ser feitas quando esses jovens estavam jogando. Nesse programa vi o depoimento do diretor da clinica explicando que o principal problema de seus pacientes era a falta de noção do mundo e sua alienação para com a sociedade onde vivia. Os garotos e garotas passavam tanto tempo em MMOs que eles estavam começando a confundir o mundo VIRTUAL com o REAL e distorcendo as coisas. Outro problema é que esses mesmos jogadores não tinham vida social – fora a aplicada dentro dos jogos. Segundo um dos pacientes, ele se dizia incapaz de conhecer alguém fora do mundo de seu MMO.

Parece que estou aqui fazendo o papel de advogado do diabo né?
Mas não é isso não... Jogar é muito bom... Eu amo meus games e jogo sempre que posso. Se eu falar que nunca passei 6 ou 8 horas jogando é mentira... Claro que já... Eu quando jogava METAL GEAR 2 ou 3 passava horas jogando e nem via o dia passar. Hoje estou mais consciente quanto as horas gastas, mesmo porque eu tenho dor nas costas e sempre acabo com dor de cabeça se jogar demais.
Por outro lado, meu pai, SIM MEU PAI, ele joga GRAN TURISMO 5, horas e horas, uma atrás da outra (por sinal agora ele esta lá). Já fiz até cronometragem de tempo que eu gasto jogando e de quanto ele gasta jogando e pasmem... Ele joga mais que eu. E ai de mim se falar pra ele sair (rs).



Mas fora isso vamos aos cuidados que uma pessoa pode ter ao jogar muito game:


- CUIDADOS COM A POSTURA:
A postura é muito importante pois se adequada, não irá lhe causar dores e desconfortos, além de evitar problemas futuros.

- L.E.R. (LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO):
Tomar cuidado com essa lesão é algo a ser encarado com seriedade, pois a lesão vai se instalando no corpo e quando se da conta já está lá! EXEMPLOS:  tendinites, síndrome do túnel do Carpo e tenossinovites.


- ALIMENTAÇÃO:
Fazer uma pausa no jogo para comer rápido aquele lanche não é alimentação. É importante dar um tempo, fazer uma pausa do jogo para se alimentar de verdade, afinal o corpo não aguenta se vc ficar só na PIZZA com GAME e claro o resultado disse será uma obesidade grave.

- TENHA VIDA SOCIAL:
Pode parecer besteira isso vindo de um GAMER ou de alguém que vcs podem julgar como NERD hahahaha... Mas como eu disse anteriormente no texto, tem gente que esquece que existe um mundo maior fora do game, cheio de gente e oportunidades.
É isso galera, aqui foi só um pingo de concelho para as pessoas que querem desfrutar melhor dos seus jogos. Preferi eu vir aqui escrever oque eu acho sobre esse tema ao invés de deixar alguém profissional da área de saúde dizer por mim. Até por que eles sempre recriminam demais os jogos e como nós os jogamos. Espero que tenha ajudado alguém ou que pelo menos tenha aberto um pouco os olhos de vocês.
GAMES são bons mas devem ser jogados DIREITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário