5 de abril de 2012

I Am Alive (Análise)

I Am Alive é um jogo da UBISOFT anunciado na E3 de 2008.
De lá pra cá muitas mudanças rondaram o título, adiamentos e tudo mais acabaram tornando a espera pelo game um tanto quanto duvidosa e quando realmente estava para chegar ficamos com um certo pé atras. 

Lançado apenas para as plataformas da geração atual de consoles de mesa (Xbox 360 e PS3) e apenas por download pelos serviços online XBOX LIVE e PSN.

Originalmente o game chegaria ao PC também, porem essa medida foi cancelada com o tempo.

3 de Abril de 2012 foi a data em que o tão aguardado game foi lançado. Depois de inúmeros trailers que abusavam em mostrar o clima sinistro e obscuro do game. E este é um dos se não o melhor ponto do game, andamos pela cidade com esse clima tenso ao redor de nós e nunca nos sentimos inteiramente seguros, uma densa névoa não nos permite ver alem de algumas dezenas de metros. Somando esse clima com o cenário da cidade destruída sem mesmo sabermos ao certo o que aconteceu!

A trilha sonora intensifica ainda mais este clima, dando altos graus de imersão nos momentos críticos, seja nas cenas de luta quanto nas escaladas com pouca estamina a música sempre intensifica o momento.

Outro ponto positivo para o game é o lado psicológico, pois é raro encontrarmos itens ou até mesmo munição para as armas. E nessas horas sempre aparecem os combates. Porém a produtora do game quis aqui passar a imagem de uma real sobrevivência do personagem. Mesmo que ele escale torres e prédios com uma habilidade digna de Nathan Drake (UNCARTED - SONY), ele é apenas um ser humano "normal" e não da conta de uma horda de vilões apenas com uma faca. Mas muitas vezes no game, é possível blefar e fingir que se tem uma arma carregada tornando o combate ais real. Falando de combate, esse é um quesito muito diferente de vários games. Muitas vezes teremos que apenas afugentar os inimigos blefando como já mencionado, porém outras vezes seremos nós que seremos afugentados pois os inimigos nos matam realmente fácil e se não temos munição suficiente para darmos cabo dos inimigos é mais sábio fugirmos.

I AM ALIVE é um game de "exploração", porém a exploração propriamente dita é extremamente limitada, pois não se trata de um jogo de mundo aberto mas sim de caminho linear, traçado ou disfarçado pelos escombros de prédios destruídos, carros quebrados ou até pontes parcialmente partidas ao meio. É possível notar muitas vezes a "possibilidade" de se passas facilmente por alguns obstáculos, porém o game não foi criado para isso, por exemplo, existe uma parte do game em que o personagem deve chegar ao seu antigo apartamento. Para isso temos que seguir o mapa, porém há horas que somos desviados do caminho mais óbvio por um monte de carros bloqueando a rua. Isso é um bloqueio? Passe por cima, nessa cena há uma ambulância quebrada nos impedindo. Poxa, se nós podemos escalar pontes, prédios e tudo mais, somos impedidos de seguir o caminho com uma ambulância?

Os controles infelizmente são outro ponto negativo aqui.
Durante toda sua jornada, os controles insistem em aparecer na tela de "I Am Alive", lembrando você que deve apontar sua arma, recuar, correr para chegar ao fim da plataforma ou atacar de surpresa.

Os gráficos me surpreenderam. 
Mas se alguém ai que ja tenha jogado esta achando que eu gostei, muito pelo contrário.
Os gráficos são muito pouco polidos. O personagem parece ser tirado de um jogo de PS2 e re-feito em HD para PS3 e Xbox 360. Pouco detalhamento e efeitos estranhos o torna feio. 
O ambiente já é um pouco mais bem feito, efeitos de luz e sombra dão todo um clima de mistério ao game. Porém vários bugs são percebidos ao desenrolar do game. São bugs simples que não comprometem em absolutamente nada a jogatina.


Jogar "I Am Alive" é brincar de tentativa e erro. Você vai para um lado, vê que não dá para prosseguir, volta, encontra o caminho, sobe pela plataforma. Encontra bandidos, luta. Morre. Volta, tenta de novo, acerta e segue em frente. Todos os elementos de sobrevivência, como os recursos escassos e a ambientação de cidade arruinada, perdem rapidamente o impacto, pois você não se vale do raciocínio nem de estratégias boladas pelo próprio jogagor. Tudo o que precisa é reagir conforme esperado e encontrar o caminho certo do começo até o fim.

NOTA FINAL: 7,0

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