30 de março de 2012

Análise: Blades of Time


Blades of Time é um típico Hack'n Slash. Você controla Ayumi, uma caçadora de tesouros com poderes especiais capas de voltar alguns instantes no tempo e de conjurar algumas magias.

Produzido pela russa GAIJIN ENTERTAINMENTe distribuído pela gigante KONAMI o jogo chegou às lojas no dia 06 de Março deste ano.
Anteriormente a produtora GAIJIN já havia se se jogado no mundo dos HACK'N SLASH com outro título, o X BLADES. E a semelhança entre os dois não para apenas por ambos terem BLADES no nome.

A personagem principal de BLADES OF TIMES parece ser a MESMA de X BLADES porém alguns anos mais velha ou até menos mais ocidentalizada. As duas se chamam AYUMI, são loiras, com o mesmo estilo de penteado, os mesmos trajes mínimos, corpinho escultural e 2 espadas nas mãos a semelhança é muito grande. Porém Ayumi (BLADES OF TIME) me pareceu mais uma versão da X BLADES fazendo cosplay de TOMB RAIDER.


Graficamente o jogo é bom, com cenários detalhados e efeitos bonitos mas nada de mais, é claramente uma evolução comparado com X BLADES pois possui um gráfico menos cartoon e muito mais sério.
A jogabilidade não é nem boa nem ruim, funciona na grande maioria do tempo, porém tem horas de frustração quando uma horda de inimigos vem atirando de todos os lados e não sabemos de onde vem, nessa hora a ação vira um ponto positivo para o jogo, pois Ayumi morre facilmente então temos que correr para matar oque nos mata. 


Ao mesmo tempo que a ação é divertida, os puzzles não são.
Quase sempre semelhantes e chatos na maioria das vezes pedem o uso de um recurso maluco do jogo, o poder de voltar no tempo. Leva um tempo para nos acostumarmos e aprendermos a usá-lo, mas ao dominarmos chega a ser legal no começo, porém depois não passa de mera repetição.
Sendo um hack'n slash os combos não poderiam faltar.
Porém não inova, nada que ja tenha sido feito em DEVIL MAY CRY ou em BAYONETTA.

Os sons são outro ponto mediano no game.
A personagem é claramente uma versão muito mais ocidentalizada e recebeu uma voz que paira entre os sotaques americano e britânico. O ponto positivo estão nas músicas, que se forem reparadas, embalam direitinho a ação.


Infelizmente esse jogo poderia ser muito melhor, mas a empresa russa GAIJIN não tem reputação de criar bons jogos e não olha para trás afim de não repetir os erros. BLADES OF TIME é um exemplo claro disso. A empresa simplesmente reciclou uma antiga personagem lançada em 2009 em X BLADES e fez um jogo novo visualmente diferente porém com semelhanças de mais para apenas serem parecidos.
O jogo e a produtora foram um certo fracasso nesse título, tanto que a KONAMI se recusou a colocar qualquer esforço para promover o jogo.

Nota FINAL: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário